Histórias da Ditadura

Hoje na Imprensa

12
jun
2017

Notícia | Exposição reune trabalhos de alunos da PUC-Rio sobre mortos e desaparecidos políticos


Por Paulo César Gomes | História da Ditadura

 

 

Carta Sapato é o nome da exposição que reune trabalhos de 9 alunos do curso de design da PUC-Rio. A proposta é estabelecer conexões entre uma das cartas do documentário Cartas da Mãe, sobre o cartunista Henfil, e as vítimas da ditadura militar elencadas no volume 3 do relatório da Comissão Nacional da Verdade, que trata dos mortos e desaparecidos políticos. As obras buscam instigar a curiosidade do público para que conheçam alguns dos episódios ocorridos ao longo da ditadura militar brasileira.

 

Quem é nativo?, de Neno Andueza, uma das obras presentes da exposição Carta Sapato.

 

A exposição é o resultado da pesquisa de campo da dissertação de mestrado da pesquisadora Aline Jobim e Souza, “Comissão Nacional da Verdade, Arte e Intervenção Pública”, sob orientação do professor Nilton Gamba Junior e com apoio da professora Simone Formiga, que ministra a disciplina Linguagem e Comunicação Visual II. Aline contou para o História da Ditadura como foi a experiência de elaborar o trabalho: “A cada momento foi uma surpresa. Primeiro, não sabia se os alunos iam se interessar pelo assunto. O fato é que ninguém conhecia a CNV até eu trazer para sala de aula. Conforme fui apresentando o trabalho, ‘contando’ a história dos 21 anos de repressão através de imagens, a turma foi se envolvendo a tal ponto com o trabalho que, quando os projetos foram surgindo, achei um desperdício apresentá-los apenas em sala de aula. O departamento de design embarcou e novas propostas foram surgindo, como por exemplo: visitas guiadas para outras turmas de design para que todos tomem conhecimento dos trabalhos da CNV, assim como a participação de outros laboratórios de design na montagem da exposição”.

A inauguração ocorre no dia 12 junho de 17h às 19h e ficará aberta ao público até o dia 23 de junho , no hall de exposição do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio.