Histórias da Ditadura

Na Escola

19
out

Plano de aula: O conceito de ditadura a partir de trechos do filme Toy Story 3 (2010).

Livros, filmes e a arte são boas portas de entrada para a reflexão histórica. Não é diferente em sala de aula, onde talvez o desafio maior seja construir o conhecimento escolar em constante conexão com a realidade dos estudantes. Desta percepção surgiu esta proposta de aula que parte de um filme infantil bastante conhecido. Os personagens de Toy Story 3 passam parte da trama em uma creche chamada Sunnyside e essa passagem do filme pode iniciar uma reflexão interessante sobre o conceito de ditadura.

OBJETIVO GERAL: Identificar características comuns a regimes autoritários

CARGA HORÁRIA: 100 minutos (2 tempos)

ALVO: 9º ano do Ensino Fundamental

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Caracterizar um regime autoritário pela: 1) Perseguição a opositores; 2) Censura; 3) Propaganda em torno de uma liderança ou de valores nacionalistas/otimistas; 4) Recurso a força policial [Regime construído pela combinação de coerção e consenso]

CONTEÚDOS RELACIONADOS: – História Geral e do Brasil do século XX

PROCEDIMENTO:

  • Recepção dos alunos e professor faz levantamento de conhecimentos prévios [ O que é uma ditadura? – O seu país é uma ditadura?] [15 minutos]
  • Apresentação da proposta de atividade – oral ou através de roteiro distribuído para a turma. Levantar desafio: “No filme, Sunnyside pode ser considerada uma ditadura? Por que?” [5 minutos]
  • Exibição de trecho do filme Toy Story 3 [25 minutos]
  • Socialização das impressões dos estudantes [5 minutos]
  • Exposição oral sobre o tema (com apresentação específicas de slides com imagens e vídeos que comparam as características de ditaduras a aspectos do filme) [15 minutos]
  • Estudantes em grupo debatem o que seria uma ditadura, a atualidade do tema, e cada grupo constrói uma tabela com características de ditaduras [20 minutos]
  • Socialização dos resultados finais [15 minutos]

RECURSOS:

– Aparelho de Datashow para apresentação de slides que reúne imagens do filme e mídias alusivas a regimes autoritários (como em anexo)

– Trecho editado de Toy Story [parte da história em que os brinquedos chegam a Sunnyside, trecho que mostra a captura de “Buzz Lightyear” e trecho em que este mesmo personagem serve de soldado a Lotso, o líder da creche, e prende seus antigos amigos.

– OPCIONAL: Roteiro como forma de introdução do filme e direcionamento de debate sobre condições de produção, atualidade do tema “ditadura” etc.

– OPCIONAL: Pequenas cartolinas para os grupos construírem suas tabelas

AVALIAÇÃO:

– Participação dos grupos nos debates

– Tabela produzida pelo grupo com características comuns a regimes autoritários

SLIDES:

slide01 slide02slide03slide04slide05slide06slide07slide08slide09slide10
slide11
slide12slide13
slide14slide15

Diego Knack  é historiador e professor de História.