QUEM SOMOS
Editoras
Paulo Cesar Gomes
Historiador. Pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF), doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com período de estágio no Institut des hautes études de l’Amérique latine (IHEAL/Universidade Paris 3). É autor dos livros “Os bispos católicos e a ditadura militar brasileira: a visão da espionagem” (Record, 2014) e “Liberdade vigiada: as relações entre a ditadura militar brasileira e o governo francês” (Record, 2019). Foi analista de pesquisa da Comissão Nacional da Verdade e professor substituto de História do Brasil Republicano na UFF. É pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos Contemporâneos (NEC) da UFF, onde coordena o Grupo de Estudos História da Ditadura (GEHD), e membro do comitê executivo da rede de investigação Direitas, História e Memória (DHM). É membro da Association pour la Recherche sur le Brésil en Europe (ARBRE), da Red Internacional de Estudios sobre Estados de Excepción y Terrorismo de Estado (REDET) e da International Federation for Public History (IFPH). Em 2019, o Instituto Tomie Ohtake publicou o catálogo da exposição “AI-5 50 Anos: Ainda Não Terminou de Acabar”, referente ao período da ditadura militar brasileira, com textos de Gomes e outros onze autores. Por este livro, ele ganhou em 2020 o Prêmio Jabuti na categoria “Artes”.
É fundador e coordenador do site História da Ditadura. Atuou na criação e na coordenação do projeto História em Quarentena (www.historiaemquarentena.com).
Colunistas
Airton de Farias
José Airton de Farias é doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), licenciado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e bacharel em Direito pela UFC. Autor de livros didáticos, foi professor, por anos, de vários colégios e faculdades, bem como da rede pública do Ceará. Desde 2017, ministra aulas no Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE). Estuda a ditadura civil-militar, focando na luta armada das esquerdas. Nos últimos anos, passou a pesquisar a atuação de grupos de extrema-direita no processo de abertura do regime ditatorial, tema de seu estágio de pós-doutorado na UFC, em 2021-22.
Colaboradores
Guilherme Lopes
Formado em Comunicação Social pelo UniCeub, trabalhou como jornalista e pesquisador na Orakolo Tecnologia, empresa incubada na Universidade de Brasília, com foco em inteligência estratégica antecipativa em tecnologia. Sempre envolvido e interessado por comunicação e cinema, participou da produção de um longa e de um curta-metragem na MACA Entretenimento, produtora independente de Brasília. Atualmente, cursa sua segunda graduação em Design Gráfico pela instituição IESB. É
responsável pelos produtos audiovisuais do site História da Ditadura.